Com o objetivo de transformar partes estratégicas do Morro da Providência em galeria de arte a céu aberto conectando-a aos murais produzidos na Orla Conde, o projeto Galeria Providência foi lançado em maio de 2017, reunindo grafiteiros, mosaiquistas, líderes comunitários, projetos culturais e sociais da região e de outros territórios da cidade.
Para falar dessa experiência e debater as dimensões de criação, estética, mobilização e intervenção urbana do grafite, o idealizador do projeto Hugo Oliveira e o grafiteiro Cazé, curador do projeto, promovem o Grafite em Debate: Galeria Providência, no dia 11 de julho, em parceria com o Museu de Arte do Rio. Neste diálogo artistas, moradores, pesquisadores, estudantes e professores são convidados a refletir sobre os desafios, conflitos e convergências da cena urbana. O encontro será marcado pela intervenção artística dos grafiteiros que participarão do projeto no Pilotis do MAR.
Inscreva-se aqui: http://bit.ly/2uLOgFk
PROGRAMAÇÃO
14h :: Abertura Escola do Olhar/ Programa Vizinhos do MAR – Bruna Camargos . 14h15 :: Apresentação do Projeto Galeria Providência - Hugo Oliveira.
14h40 :: Polifonia urbana: a produção estética como condição para a existência humana - Prof. Gustavo Coelho (UERJ).
15h :: Visão do Morador - Helena Ferraz
15h20 :: Processo artístico - Carlos Bobi
15h40 às 16h10 :: Debate com mediação de Fernando José (Cazé)
16h20 :: Intervenção Artística com grafiteiros Alberto Pereira, Camila Camiz, Carlos Bobi, Guilherme Memi e Lucas Ururahy. Local: pilotis e Escola do Olhar | sala 2.2
PALESTRANTES:
Bruna Camargos
Educadora, historiadora e pesquisadora. Mestre em História Social da Cultura (Puc-Rio). Atualmente é educadora de projetos da Escola do Olhar, responsável pelo Programa Vizinhos do MAR.
Hugo Oliveira
Morador da Providência, dançarino, instrutor, pesquisador e produtor na área de culturas urbanas. Mestrando em Cultura e Territorialidades (UFF). Atualmente é um dos colaboradores do Coletivo Entre o Céu e a Favela, idealizador do Projeto “Galeria Providência”.
Helena Ferraz
Moradora da Providência, "Personal Cooking". Iniciou no ramo da confeitaria, atuando há mais de 10 anos no ramo da gastronomia. Atualmente se dedica a pesquisa e criação da arte culinária. Gustavo Coelho Professor da Faculdade de Educação da UERJ. Docente do Programa em Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas - FEBF/UERJ.
Carlos Bobi
Grafiteiro e street artist do Rio de Janeiro, empreendedor ativista, diretor do Espaço Rabisco (escola e Galeria de Graffiti) e um dos organizadores do projeto MOF (Meeting of Favela).
Fernando José (Cazé)
Designer e artista, criador das galerias “Ladeira do Castro” e “Providência”. Em 2016, desenvolveu o projeto de ilustração 366 Barbudinhos e foi o ilustrador oficial do Espaço Time Brasil, nas Olimpíadas. Atua na interlocução entre a ilustração, pintura e grafite.
Comentarios